sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008


COM RELAÇÃO AO ILUMINISMO É CERTO AFIRMAR QUE:
A) Existe a total negação da existencia de Deus.
B) A fé na igreja conduz todas as atitudes do homem moderno.
C) O homem cre em Deus, mas tenta explica-lo atraves da razão e da natureza (Deismo)
D) O homem volta aos cultos tribais da pré-história.
Poste a resposta certa.

ILUMINISMO


Corrente de pensamento, também chamada de Ilustração, dominante no século XVIII, especialmente na França, sua principal característica é creditar à razão a capacidade de explicar racionalmente os fenômenos naturais e sociais e a própria crença religiosa. A razão humana seria então a luz (daí o nome do movimento) capaz de esclarecer qualquer fenômeno. Representa a hegemonia intelectual da visão de mundo da burguesia européia e, assim, rejeita as tradições e ataca as injustiças, a intolerância religiosa e os privilégios típicos do Antigo Regime, abrindo caminho para a Revolução Francesa. Tem início no Renascimento, com a descoberta da razão como chave para o entendimento do mundo, e seu ponto alto no século XVIII, o Século das Luzes, difundido nos clubes, salões literários e nas lojas maçônicas. Fornece o lema principal da Revolução Francesa: "Liberdade, igualdade, fraternidade".

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

OS IDEAIS DO RENASCIMENTO


Ideais do Renascimento



Podem ser apontados como valores e ideais defendidos pelo Renascimento o Antropocentrismo, o Hedonismo, o Racionalismo, o Otimismo e o Individualismo, bem como um tratamento leigo dado a obras religiosas, uma valorização do abstrato, expresso pelo matemático, além também de algumas noções artísticas como proporção e profundidade, e, finalmente, a introdução de novas técnicas artísticas, como a pintura a óleo.
OBSEVANDO A IMAGEM ACIMA PODEMOS DEDUZIR QUE O RENASCIMENTO REFORÇAVA QUE TIPOS DE IDEAIS? FAÇA SEU COMENTÁRIO E POSTE UMA IMAGEM QUE REFORÇE SUA OPINIÃO.

FASES DO RENASCIMENTO III

LIVRO O PRÍNCIPE
DE NICOLAU MAQUIAVEL


Cinquecento
O Renascimento torna-se no século XVI um movimento universal europeu, tendo, no entanto, iniciado sua decadência. Ocorrem as primeiras manifestações maneiristas e a Contra reforma instaura o Barroco como estilo oficial da Igreja Católica. Na literatura atuaram Ludovico Ariosto, Torquato Tasso e Nicolau Maquiavel. Já na pintura, continuam se destacando Rafael e Michelangelo.

FASES DO RENASCIMENTO II

Quattrocento

Durante o Quattrocento (século XV) o Renascimento espalha-se pela península itálica, atingindo seu auge. Neste período atuam Masaccio, Mantegna, Botticelli, Leonardo da Vinci, Rafael e, no seu final, Michelangelo .


inspiração greco-romana (paganismo e línguas clássicas),
racionalismo,
experimentalismo.

FASES DO RENASCIMENTO

Giotto - Scrovegni BEIJO DE JUDAS
Trecento


O Trecento (em referência ao século XIV) manifesta-se predominantemente na Itália, mais especificamente na cidade de Florença, pólo político, econômico e cultural da região. Giotto, Dante Alighieri, Boccaccio e Petrarca estão entre seus representantes.
Características gerais:
rompimento com o imobilismo e a hierarquia da pintura medieval
valorização do individualismo e dos detalhes humanos

O QUE É RENASCIMENTO


Renascimento (ou Renascença) foi um movimento cultural e simultaneamente um período da história europeia, considerado como um marco do final da Idade Média e o início da Idade Moderna. Começou no século XIV na Itália e difundiu-se pela Europa no decorrer dos séculos XV e XVI.
Além de atingir a Filosofia, as Artes e as Ciências, o Renascimento fez parte de uma ampla gama de transformações culturais, sociais, econômicas, políticas e religiosas que caracterizam a transição do Feudalismo para o Capitalismo. Nesse sentido, o Renascimento pode ser entendido como um elemento de ruptura, no plano cultural, com a estrutura medieval.
O Renascimento Cultural manifestou-se primeiro nas cidades italianas, de onde se difundiu para todos os países da Europa Ocidental. Porém, o movimento apresentou maior expressão na Itália.