quarta-feira, 30 de julho de 2008


Saudações Visitantes!!!

Vamos dar uma pausa na História do Brasil e com a chegada dos Jogos Olimpicos procurarmos conhecer um pouco mais sobre o País sede... a CHINA!!!!!


DADOS PRINCIPAIS
ÁREA: 9.536.499 km²CAPITAL: PequimPOPULAÇÃO: 1,306 bilhão (estimativa 2005)


MOEDA: IuanNOME OFICIAL : REPÚBLICA POPULAR DA CHINA ( Zhonghua Renmin Gongheguo ).NACIONALIDADE: chinesaDATA NACIONAL: 1 e 2 de outubro (Dia da Pátria).


LOCALIZAÇÃO: leste da ÁsiaFUSO HORÁRIO: + 11 horas em relação à Brasília


CLIMA DA CHINA : de montanha (O e SO), árido frio (N, NO e centro), de monção (litoral S)


CIDADES DA CHINA (PRINCIPAIS): Xangai, Pequim (Beijing), Tianjin; Shenyang, Wuhan, Guangzou (Cantão).COMPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO: chineses han 92%, grupos étnicos minoritários 7,5% (chuans, manchus, uigures, huis, yis, duias, tibetanos, mongóis, miaos, puyis, dongues, iaos, coreanos, bais, hanis, cazaques, dais, lis), outros 0,5% (dados de 1990).


IDIOMAS: mandarim (principal), dialetos regionais (principais: min, vu, cantonês).


RELIGIÃO: crenças populares 20,1%, budismo 8,5%, islamismo 1,4%, cristianismo 0,1%, sem filiação e ateísmo 63,9%, outras 6% (dados de 1980).


DENSIDADE DEMOGRÁFICA: 136,1 hab./km2 (estimativa 2005)


CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO: 0,9% ao ano (1995 a 2000)


TAXA DE ANALFABETISMO: 15% (dados de 2005).RENDA PER CAPITA: US$ 7.204 (estimativa 2005).


ECONOMIA DA CHINA :Produtos Agrícolas: arroz, batata-doce, trigo, milho, soja, cana-de-açúcar, tabaco, algodão em pluma, batata, juta, legumes e verduras.Pecuária: eqüinos, bovinos, búfalos, camelos, suínos, ovinos, caprinos, avesMineração: carvão, petróleo, chumbo, minério de ferro, enxofre, zinco, bauxita, asfalto natural, estanho, fosforito.Indústria: têxtil (algodão), materiais de construção (cimento), siderúrgica (aço), equipamentos eletrônicos.


Culinária


Os chineses utilizam muitos ingredientes, molhos (shoyu é o mais conhecido) e temperos em sua culinária. Arroz, peixe, carnes vermelhas, broto de bambú e legumes são utilizados em diversos pratos. Uma espécie de biscoito, fino e crocante, o rolinho primavera, é um dos alimentos chineses mais conhecidos no Ocidente. Um alimento consumido na China, e considerado exótico no Ocidente, é a carne de cachorro. Outros alimentos consumidos pelos chineses, e não muito comuns no ocidente, são: carne de cobra, escorpião, besouros e cavalo-marinho.


Arte


A arte chinesa é marcada bela beleza dos vasos em cerâmica pintados, artesanalmente, com motivos culturais da China. A arte em seda também é outro aspecto importante. Os pintores chineses destacam, em suas telas, as belezas naturais da China (paisagens, animais) e aspectos mitológicos.


Música


A música chinesa é tocada com a utilização de vários instrumentos, sendo que os mais importantes são: flauta, instrumentos de corda, gongos, tímpanos e pratos.


Invenções


Os chineses contribuíram muito para o desenvolvimento do conhecimento no mundo todo. As principais invenções chinesas são: papel, pólvora, leme de navegação, estribo, bússola, etc.


Arquitetura


Para os chineses, a arquitetura deveria ser uma réplica do universo. As formas quadradas, que representam a terra, e as arredondadas, que simbolizam o céu, combinam-se de tal maneira que tanto templos quanto pagodes exibem aparência semelhante em atenção a essas normas. Os imponentes pagodes chineses seriam o reflexo dos stupas indianos e posteriormente a origem de toda arquitetura monumental chinesa e japonesa.
No geral, as construções chinesas que mais receberam atenção foram os templos, localizados sobre um terraço com orientação específica, tendo em vista as estações do ano. O exemplo mais interessante é o da Cidade Proibida, construída para o imperador no início do século XV.
Vista da Cidade Proibida, Beijim
Templo do Céu - Cidade Proibida, Pequim
O Templo do Céu, situado na Cidade Proibida de Pequim, é um resumo das tendências da arquitetura chinesa. Une o circular, o céu, com os três níveis de tetos curvados para cima, uma proteção eficiente contra a energia negativa. Os telhados típicos de terracota, com suas pontas para cima, além de serem uma realização complexa, simbolizam na China a união entre o celestial e o terrestre.


Para Conhecer um pouco mais sobre a China clique nesse end:

E para conhecer mais sobre a história do comunismo na China clique nesse end:

A FAMILIA REA PORTUGUESA E SUA VINDA PARA O BRASIL


A Família Real no Brasil
- Napoleão invade Portugal e força a vinda da corte portuguesa ao Brasil- a Corte portuguesa chega ao Brasil em 1808 (instala-se no Rio de Janeiro)- A Abertura dos Portos as nações amigas: Inglaterra- Realizações de D.João: criação do Banco do Brasil, Jardim Botânico, Teatro Real, Imprensa Régia, Escola Médica
O processo de Independência do Brasil
- portugueses exigem a volta da família real- D.Pedro fica no Brasil como príncipe regente- Portugal quer recolonizar o Brasil- Dia do Fico (9 de janeiro de 1822)
Independência do Brasil (1822)
-com o apoio da elite, D.Pedro declara o Brasil independente( 7 DE SETEMBRO DE 1822)- Poucas mudanças após a Independência: permanece a escravidão / monarquia / povo não participou- apoio da Inglaterra