sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008


ILUMINISMO


Corrente de pensamento, também chamada de Ilustração, dominante no século XVIII, especialmente na França, sua principal característica é creditar à razão a capacidade de explicar racionalmente os fenômenos naturais e sociais e a própria crença religiosa. A razão humana seria então a luz (daí o nome do movimento) capaz de esclarecer qualquer fenômeno. Representa a hegemonia intelectual da visão de mundo da burguesia européia e, assim, rejeita as tradições e ataca as injustiças, a intolerância religiosa e os privilégios típicos do Antigo Regime, abrindo caminho para a Revolução Francesa. Tem início no Renascimento, com a descoberta da razão como chave para o entendimento do mundo, e seu ponto alto no século XVIII, o Século das Luzes, difundido nos clubes, salões literários e nas lojas maçônicas. Fornece o lema principal da Revolução Francesa: "Liberdade, igualdade, fraternidade".

7 comentários:

ThAiNaRa!! disse...

profº, apesar de ler varias vezes o texto do Iluminismo, nao consegui entender muito bem o seu
significado. Portanto se o sr. tiver tempo, eu gostaria de ter uma explicaçao mais específica.
Obrigado!
Thainara, 7ªC

gabriel's disse...

Eu acho q o Iluminismo é uma ilustração q representa alguma coisa sobre a igreja

Gabriel macedo 7ª A

gabriel's disse...

Iluminismo
um nome dado a uma ilustração do século XVIII


Gabriel Dauer

Games e Novidades disse...

Professor Ozael

Sou eu o Luckinhas(Luckas Couto da Rocha)

Acho que é Iluminoso
è um nome dado a uma ilustração do século XVIII sim ???

maaria maalu disse...

O Iluminismo é uma ilustração do século XVIII . Eu acho que é isso.

Maalu 7ªA

Anônimo disse...

professor,
eu li 3 veezes o teexto do iluminismo, e se o senhor tiver tempo, poste um comentario no meu blog, que tenha uma explicação mais específica sobre o assunto.

obriigado !

;*

Edson Ferreira de Almeida disse...

Pelo que entendi, o iluminismo é uma nova forma de pensar. È chamado de movimento porque as pessoas se movimentavam para defender uma idéia contrária ao pensamento atual, no caso, a idéia do iluminismo. Movimento, como o movimento gay em São Paulo.
Só que o ideal aqui é difundir um novo modo de pensar, diferente do outro modo de pensar, que era o da religião. Antes do iluminismo, tudo era explicado em termos de religião e de fé. O Iluminismo usa a racionalidade filosófica e científica. Estuda e explica a razão das coisas e até a razão da existência da religião.
Assim, a igreja se revolta, porque essas verdades do iluminismo mexe com o estado de submissão incondicional do homem á forma religiosa de raciocinar.
(Edson Ferreira de Almeida)