segunda-feira, 3 de março de 2008


Por Osvaldo Coggiola 11/11/2005 às 01:07



A revolta na França abre uma nova perspectiva na crise mundial do capital, ao instalar a mobilização de massas no centro do próprio imperialismo capitalista.
-
Partindo das periferias miseráveis de Paris, a revolta juvenil iniciada na França a 27 de outubro se alastra para o interior das principais cidades francesas. A região da Alsácia (nordeste) foi uma das áreas mais afetadas pela onda de violência, com 40 carros queimados, a metade na capital, Estrasburgo. No oeste do país, houve novos distúrbios e destruição em cidades como Ruan, Le Havre, Nantes, Rennes, Caen, Tours e Quimper, com dezenas de carros incendiados. Rapidamente, os confrontos se espalharam por 300 localidades na França, incluindo Nice, Lyon, Marselha, Rennes, Nantes, Rouen e Quimper. O estopim da revolta, iniciada por jovens filhos de imigrantes, em sua maioria do norte da África, foi a morte não acidental de dois adolescentes, que morreram eletrocutados ao entrar numa subestação de energia. Eles estavam tentando se esconder da polícia. No dia 30/10, uma bomba de gás lacrimogêneo lançada pela polícia entrou em uma mesquita da periferia durante um ritual religioso. A revolta teve início de maneira desordenada, mas foi se organizando à medida em que transcorreram as noites. A maior parte dos manifestantes tem entre 14 e 20 anos e são imigrantes africanos sem acesso aos estudos e ao mercado de trabalho. Até 8/11, mais de 6.000 veículos foram destruídos nos protestos, e um manifestante foi morto.


Após tantos anos da revolução francesa, a população volta as ruas da França e promove disturbios em 2005.

Você acha que os motivos desta manifestção são os mesmos da revolução? Justifique sua resposta. (busque descobrir os motivos da revolução e das manifestações atuais antes de responder)

5 comentários:

Anônimo disse...

professor , o local da reuniao é no bairro sao judas. na rua do condominio itamirim. indo pela rua brusque , antes do itamirim entra a direita.essa rua ja é a rua da reuniao. umas 8 quadras pra frente , é uma casa de esquina. provavelmente vai ter gente no quintal. se o professor n entender , ou se nao conseguir chegar , é só ligar pro celular da minha mae o nº 88383136.

ananda.

Victor e João disse...

Não foi pelo mesmo motivo.

A revolução francesa aconteceu devido a uma crisa econômica por causa de duas guerras disputadas que envolveram muita perda de dinheiro.Ea revolta dos jovens franceses foi contra o governo porque dois jovens morreram enquanto fugiam da polícia.

João Victor

7ª B

ThAiNaRa!! disse...

acho q nao foi pelo mesmo motivo, pois pelo que eu pesquisei o motivo foi o CPE(Contrato de Primeiro Emprego) eu nao entendi muito bem o q significa isso mais acho q nao teve nada a ver.

Pedro e Fabio disse...

Não foi pelo mesmo motivo.

A revolta dos jovens se deu ao fato de que dois joves franceses forão mortos pela policia ao tentarem fugir. A revoluçao francesa foi realizada pela crise da economia francesa que após duas guerras havia perdido muito dinheiro.

Pedro e Fábio 7ªB

Nanda e Duda disse...

Não foi pelo mesmo motivo.
O motivo da revoltas dos jovens franceses foi a morte não acidental de dois adolescentes, que morreram eletrocutados tentando se esconder da polícia.
Já os motivos da Revolução Francesa foram muitos, mas alguns deles são que a França passava por um período de crise econômica após anos de prosperidade. A sua participação francesa na Guerra da Independência dos Estados Unidos da América, a participação (e derrota) na Guerra dos Sete Anos, os elevados custos da Corte de Luís XVI e a crise na agricultura, tinham deixado as finanças do país em mau estado.

Ananda 7ªA